O que é Marketing de Relacionamento e como aplicar na prática

Entenda o que é o Marketing de Relacionamento, sua importância e como colocá-lo em prática para conquistar, fidelizar clientes e vender mais!

Ter uma boa relação com os clientes é fundamental para alcançar melhores resultados. O Marketing de Relacionamento surge justamente para estruturar uma estratégia de comunicação eficiente que ajude a entender melhor as necessidades do seu público e a identificar oportunidades para uma comunicação que se aproxime de seus clientes e de consumidores em potencial.

É um caminho para saber quais são os canais de comunicação em que o seu público está, identificando, por exemplo, a rede social mais adequada para estabelecer uma comunicação.

Neste artigo, vamos apresentar a definição de Marketing de Relacionamento, a importância e, também, dicas para você iniciar (ou aprimorar) essa estratégia.

O que é Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento é o conjunto de estratégias e ações realizadas para que as marcas se aproximem do consumidor e, assim, mantenham uma relação positiva.

E, mais do que isso: o objetivo do marketing de relacionamento é conquistar clientes fiéis, que são praticamente defensores e divulgadores da marca.

Dessa forma, a partir da experiência oferecida ao consumidor, essa estratégia é usada por marcas que desejam se tornar referências no mercado.

Marketing tradicional e marketing de relacionamento: qual é a diferença?

Podemos considerar como marketing tradicional as ações realizadas para influenciar a mente do consumidor orientadas às características de um determinado produto ou serviço.

É importante entender, também, que hoje em dia as pessoas não desejam somente adquirir um produto ou serviço — elas valorizam a experiência e as vantagens que terão ao fazer a compra.

Por isso, é preciso oferecer algo que o cliente não encontra em outro lugar. Uma experiência que o faça valorizar cada vez mais a marca.

Estratégias de marketing de relacionamento

Com o avanço do marketing digital e, principalmente, com as facilidades das redes sociais e de outros canais de atendimento online, fica cada vez mais prático se aproximar dos clientes.

No entanto, para uma estratégia de marketing eficiente e um relacionamento diferenciado, o primeiro passo é conhecer bem a sua audiência e, assim, identificar oportunidades para aproximar o contato.

A partir disso, é possível começar a pensar em formatos e nas ferramentas necessárias para estreitar a relação e colocar a estratégia de Marketing de Relacionamento em prática.

Aqui no blog, já demos algumas dicas sobre Marketing de Relacionamento. Agora, vamos apresentar alguns exemplos e cinco dicas de ferramentas para você criar um marketing de relacionamento com o cliente.

Marketing de relacionamento: exemplos

1. E-mail marketing

O e-mail marketing é certamente uma das ferramentas mais usadas quando o assunto é marketing de relacionamento.

Isso porque o e-mail pode ser personalizado e usado para diferentes estratégias. Com o e-mail marketing, é possível:

Oferecer conteúdos relevantes e que gerem valor para seu cliente;
Mostrar como a marca tem um papel relevante na vida do consumidor, ressaltando os benefícios;
Divulgar campanhas, promoções, descontos, bônus e vantagens, reforçando o benefício dessa pessoa em ser cliente da empresa;
Oferecer novos produtos e divulgar novas oportunidades.

2. Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade estão entre as estratégias de Marketing de Relacionamento offiline mais usadas. São muito comuns em supermercados, cartões de crédito, restaurantes, companhias aéreas ou mesmo em hotéis.

Trata-se de oferecer benefícios, para que o consumidor prefira a empresa ao invés de utilizar a concorrência. Essas vantagens podem ser diversas, como descontos, prêmios ou, como no caso das administradoras, vantagens que não estão relacionadas aos seus produtos.

Para saber mais sobre clientes fidelizados, acesse nosso post sobre estratégias de relacionamento.

3. Redes sociais

Aparecer nas principais redes sociais é, também, uma estratégia de Marketing de Relacionamento. As redes sociais são excelentes ferramentas de interação entre pessoas e entre marcas e clientes.

WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por exemplo, dão oportunidade para as empresas divulgarem suas mensagens em audiências cada vez maiores. Com elas, é possível alcançar novos públicos e comunicar-se de maneira instantânea.

É justamente nas redes sociais que ocorre o que chamamos de defesa da marca. As pessoas ganham voz nesses canais e, praticamente, tornam-se influentes. Cabe às marcas, nesse caso, oferecer conteúdos e oportunidades para as pessoas interagirem.

Em canais sociais, é possível divulgar uma série de conteúdos em formatos distintos, como texto, vídeo, imagens e gifs. É fundamental, no entanto, identificar o que a audiência deseja saber e, assim, proporcionar valor para as pessoas.

A interação é fundamental. Portanto, não basta apenas divulgar conteúdo. É importante que a marca se posicione, responda aos comentários e, também, às mensagens mandadas pelos usuários.

4. Chatbot

O chatbot tem sido uma ferramenta importante para estratégias de relacionamento e, cada vez mais, é utilizado para estreitar o relacionamento entre marca e consumidor.

Um assistente conversacional surge para criar conversas inteligentes entre empresa e consumidor e, dessa forma, facilitar o modo como as marcas se comunicam.

É possível utilizar chatbot em redes sociais como Facebook e WhatsApp, por exemplo, mas também é possível estreitar a relação com clientes em um site, por exemplo, identificando aquilo que ele precisa e oferecendo uma comunicação eficiente.

5. Atendimento de qualidade

Se conquistar clientes é um desafio, mantê-los pode ser ainda mais difícil, e é nessa hora que o atendimento de qualidade mais faz a diferença. Afinal, conquistar a confiança e a lealdade do cliente é o principal objetivo do marketing de relacionamento.

Por isso, vale a pena investir em treinamentos para os funcionários e criar padrões de atendimento que sejam empáticos e humanizados. Assim, toda a empresa irá agir em sintonia na hora de tratar o cliente. E ele com certeza irá sentir a diferença!

Se não sabe por onde começar, acesse nosso artigo sobre Atendimento Personalizado e veja algumas dicas sobre como se aproximar do cliente utilizando esta ferramenta.

Nós trouxemos algumas estratégias de Marketing de Relacionamento para te ajudar a fidelizar o cliente. Agora, vamos compartilhar algumas dicas de como aplicar na prática essas estratégias!

Como aplicar o marketing de relacionamento?

Crie personas

Personas são a representação fictícia do seu cliente ideal. Elas devem ser criadas com base nas características verdadeiras do público que a sua empresa deseja alcançar. Quanto mais detalhes, melhor!

Ao personificar o cliente ideal, ele também está sendo humanizando. Assim, você irá ganhar um conhecimento muito maior e mais profundo sobre ele e poderá criar relacionamentos mais verdadeiros.

Para criar personas, é importante que você tenha alguma base sobre quem são seus clientes. Mas não precisa de preocupar, isso pode ser facilmente conseguido através de pesquisas, enquetes e bases de dados cadastrais.

Faça um cronograma

Na hora de aplicar uma estratégia de Marketing de Relacionamento, é importante ter determinação e disciplina. Como é uma técnica focada no longo prazo, pode ser difícil manter a persistência sem contar com resultados imediatos.

Mas é importante que você tenha em mente que estamos tratando de construir relacionamentos, e relacionamentos não se constroem de maneira simples da noite para o dia. É necessário atenção e contato frequentes.

Por isso, na hora de fidelizar o cliente, é importante dar-lhe atenção e estar sempre presente, através de campanhas, descontos e até e-mails personalizados em ocasiões especiais.

E nada melhor do que um cronograma para te ajudar nessa tarefa! Assim, você terá uma perspectiva melhor de quais ações estão sendo feitas e quais ainda precisam ser implementadas.

Não deixe de acompanhar os resultados

Como afirmamos anteriormente, a estratégia de marketing de relacionamento é de longo prazo. Mas isso não quer dizer que devemos somente aplicá-la e deixá-la de lado. Pelo contrário, é necessário que se mantenha um monitoramento constante.

Os efeitos efetivos e duradouros do Marketing de Relacionamento só virão no longo prazo, porém é possível determinar as abordagens mais adequadas a seu público e empresa e, assim, garantir uma maior eficácia ao processo.

Determinar quais são as melhores ferramentas para cada negócio é uma tarefa que só pode ser realizada através de testes e resultados. Assim, para garantir que você está usando os métodos ideais, é necessário saber o que tem potencial para dar certo e o que não tem!

Quais são os benefícios do marketing de relacionamento?

Investir em estratégias de Marketing de Relacionamento pode trazer benefícios como manter o público engajado e aumentar a autoridade da marca.

O Marketing de Relacionamento é uma estratégia gradual e que deve ser constantemente atualizada, adaptando a mudança do perfil do consumidor e, também, as oportunidades identificadas em sua base de clientes.

Quer saber mais sobre estratégias de relacionamento? Acesse nossos artigos sobre Satisfação do Cliente e Atendimento ao Cliente e veja os diversos fatores que influenciam no bem-estar do consumidor.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.